fbpx

Consumo Consciente na Quarentena (e na vida)

Estamos vivendo uma situação bastante diferente para a nossa geração, uma pandemia global, que exigiu o tal distanciamento social, e quarentena para uma boa parte da população.

Em São Paulo, que é a cidade que eu moro, começamos a “ficar em casa” a partir do meio de março de 2020.

Essa exigência de 15 dias em casa, que inclusive já foi prolongada para parte da população, provocou surtos de “vai acabar tudo” e nesse surto pudemos observar a compra de papel higiênico em excesso e o fim dos estoques de álcool gel.

Pois é, aposto que você não imaginava que consumo consciente e inteligente faria parte desse momento.

Sabe o esquema do planejamento tão incentivado para a compra de roupas? Faça o planejamento das compras do mercado também. Tenha o suficiente para 15 dias e não para seis meses. Já pensou em montar um cardápio para a semana? Para quê comprar além do que precisa?

O que é essencial para você? Já parou para pensar nisso?

Compre do Pequeno Produtor

Por esses dias, têm acontecido também campanhas para incentivar o consumo em pequenos produtores e estabelecimentos. O que seria isso? Entrar em todas as lojas online e sair comprando tudo o que é bonito? Não! Isso quer dizer comprar da farmácia do seu bairro, em vez de naquela mega rede que tem unidades em todo o país; dar preferência ao mercadinho da rua, em vez do hipermercado; optar pela padaria do Seu Fulano e escolher pela loja da Cicrana.

Ainda assim, adquira apenas o que PRECISAR. Usar esse momento como desculpa para comprar desenfreadamente não é a melhor opção. Isso pode ocorrer porque, num momento de isolamento social, pessoas que não estão acostumadas com a solitude podem sofrer psicologicamente se não estiverem atentas. Este é um momento de entendimento do que é essencial e de busca pelo que de fato faz sentido.

E eu volto a falar da consciência e do entendimento maduro da situação.

A nossa geração nunca passou por isso, mas outras passaram e a humanidade ainda está aqui! Então, calma!

E o consumo inteligente de notícias e de conteúdo?

Com uma enxurrada de informações, falsas e verdadeiras, é fácil ficar atordoado. Uma dica é escolher alguns canais para ser aqueles com os quais você irá se informar. Escolha, por exemplo, três nos quais você confia e consuma daqueles meios. Do contrário, a pessoa pode vir a ficar angustiada e confusa.

Além disso, não fique consumindo essas notícias o tempo inteirinho! Ocupe-se com o que precisa ser feito, com boas informações, bons livros.

Alguns meios de comunicação já começaram a propagar boas notícias de pessoas recuperadas e de bons movimentos que acontecem em meio a pandemia.

Como você pode estar afundado num mar de más notícias, também coloquei ao final do texto o link para esses dois meios de comunicação que estão fazendo essa parte legal de contar o lado bom da história e a indicação de 3 livros muito legais para ler nesse momento. 😊

Sendo sincera, como sempre né! #vivisincera

Analisando mais profundamente, acho que podemos dizer que a nossa geração está tendo uma ótima oportunidade de ser mais forte. Já pensou que esta é uma geração que nunca teve um grande problema para lidar? Mesmo assim, vemos muitas pessoas privilegiadas se queixando de suas vidas e esquecendo que outras pessoas, em outros lugares, independentemente da circulação da Covid-19, passam por situações extremamente mais difíceis. Sabe o ‘overreact’ o famoso “tá exagerado”? Calma. Esta é uma situação séria e que precisa ser encarada de forma madura.

Planeje-se para este momento na sua casa – se você pode estar em casa – não ser tão complicado assim. Claro que dá medo. Esta é uma situação completamente diferente e que tira a gente da zona de conforto sem que tenhamos pedido. Já é difícil sair dela quando a gente quer que isso aconteça, então, quando não escolhemos, é um choque, mas temos que ir.

Podemos comparar a nossa tarefa de agora como a que tiveram alguns de nossos avós ou bisavós, por exemplo. A missão de muitos deles foi ir para a guerra. Não havia opção. A nossa é de retardar o crescimento do vírus para poupar quem é do grupo de risco. Apenas isso.

Talvez esse fato explique porque os idosos estão com uma certa dificuldade de entender que é só isso mesmo, ficar em casa. Os desafios deles foram muito maiores do que o nosso, acredite!

O Resultado já está aparecendo…

Ficar fechado em casa e consumindo notícias terríveis já me mostrou dois fenômenos, um que pude receber o relato “ao vivo” da dona do mercadinho do lado da minha casa.

Numa das manhãs dessa semana, fui com o meu marido no mercadinho para comprar sardinha para os meus cachorros (sim, eles comem comida de verdade) e a dona do mercadinho ficou feliz demais por estarmos comprando comida.

Ela relatou uma preocupação imensa com os moradores do meu bairro, já que os estoques de leite condensado, granulado, preparos para bolos, açúcar, estão acabando em tempo recorde. Antes esses produtos ficavam de 3 a 4 meses na prateleira do mercado, agora eles somem em menos de 30 dias.

Eu entendo o medo, como falei acima, mas essa atitude a longo prazo só mostra o quanto tudo que relatei sobre consciência e maturidade fazem diferença!

Contei essa mesma história no meu stories do instagram e recebi muitas mensagens, pessoas relatando que já engordaram 5 kgr na quarentena e outras que viciaram no docinho como refúgio dos problemas.

Outro fenômeno?

No dia 11 de abril de 2020 aconteceu a reabertura da loja da Hermès na cidade chinesa de Guangzhou. Nesse mesmo dia a loja bateu recorde de vendas!

Os chineses compraram 2,45 milhões de euros em bolsas, acessórios, roupas, móveis. Uma única cliente comprou nesse dia 142 mil euros em mercadorias.

A loja reabriu com um apelo comercial, pois recebeu artigos raros, como bolsas cravejadas de diamantes.

Alguns estudiosos do consumo chamaram o fato de revenge spending, vingança da compra em tradução livre, essa expressão foi utilizada na China quando o país “saiu do comunismo” e as pessoas puderam consumir produtos de luxo. Estão creditando a vingança de agora ao Corona Vírus.

Sobre Crises

Crise é oportunidade. Não significa facilidade, mas pode sim ser um excelente momento para o amadurecimento. “Quem tem um porquê aguenta qualquer como”, já disse Frankl, parafraseando Nietzsche.

Frankl que sobreviveu a 4 campos de concentração na Segunda Guerra Mundial, percebeu que os sobreviventes como ele conseguiam enxergar além do problema, eles entendiam que a vida é feita de muito mais do que aquilo que  estavam enfrentando emais importante, eles sabiam que algo os esperava fora daquele campo de concentração.

Para alguns, estudos científicos que somente eles poderiam finalizar, para outros, um filho que precisaria de ajuda.

Importante observar que esse algo importante pode ser mais simples do que você imagina, como: “preciso estar bem porque os meus pais precisam de mim”, “preciso estar ok porque virá uma recessão e eu quero ajudar as pessoas”, ou ainda “eu preciso estar bem porque tenho um negócio que emprega X pessoas (poucas ou muitas) e quero que elas estejam bem também”.

Consumo inteligente é estar atento ao que você está consumindo, como está planejando e não tirando do outro o direito de consumir. Cuide-se, cuide dos seus e pense no que você pode fazer pelos demais.

Para ajudar a acalmar os corações, aí vão três sugestões de livros e dos canais de boas notícias

*Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl (Ed. Vozes). Essa obra fala sobre como o autor fez para sobreviver a quatro campos de concentração. O legal desse livro é que mostra que a gente está muito confortável neste momento.

*Essencialismo – A Disciplinada Busca por Menos, de Greg McKeown (Ed. Sextante). Esse livro ajuda no entendimento sobre o que é essencial para você e também ajuda a criar filtros.

* Madame Bovary, de Gustave Flaubert (versões em diferentes editoras). O romance fala sobre a sociedade e uma compulsão. #semspoiler

Para acompanhar boas notícias:

Razões para Acreditar e A Jovem Pan também está com um quadro diário com um apanhado de boas notícias!

 

 

 

5 Comentários sobre “Consumo Consciente na Quarentena (e na vida)”

  1. Sara disse:

    Vivi! Adorei o texto.
    Já tinha participado da live, já tinha assistido o vídeo do YouTube e adorei ler o texto que complementou o conteúdo <3
    Beijos

  2. Mariana Mangia Furtado Reis disse:

    Vivi!!!! Vi as lives, os vídeos no YouTube e agora li o texto, e tudo se completa. Obrigada por nós ajudar com dicas. Adoro suas dicas e postagens. Isso nos faz repensar em muitas coisas e em que realmente precisamos.

  3. Vitória Oliveira disse:

    Adorei o texto e amei as sugestões de livros!

  4. Vivi Cardinali disse:

    Oi Vitória, desculpe a demora para te responder, infelizmente sua mensagem ficou retida no spam 🙁
    Que bom que te ajudei <3 espero que esteja tudo bem depois desses mais de 2 anos.

  5. Vivi Cardinali disse:

    Mariana, desculpe a demora para te responder, infelizmente sua mensagem ficou retida no spam
    que bom que conseguiu assistir e ler tudo 😀
    Que bom que te ajudei <3 espero que esteja tudo bem depois desses mais de 2 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest