fbpx

CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO

Pesquisar
Close this search box.

Há tempos eu vinha pensando sobre a uniformização da moda, parece que todo mundo, meio que sem querer esta fazendo isso acontecer. Você também acha que estamos todos de uniforme?

Eis que li dois posts de dois blogs que gosto bastante falando a respeito e um que descobri durante minha pesquisa de uniformização, são eles: Um Ano Sem Zara, Hoje Vou Assim Off.

A Jojo (do UASZ) falou de uma uniformização que eu jamais em toda a vida imaginaria que aconteceria, a dos festivais. Super concordo com ela que o festival era um lugar para soltar a criatividade e o que menos se via nesta ocasião era dress code ou gente vestida igual! Choquei com a reflexão que ela fez.

Já a Ana Soares (HVAO) e a Erica (do blog que leva seu nome) refletiram sobre a Matilda. Garota interessante (pelo que vi do IG dela) que trabalha como diretora de arte de uma agência. O caso é que Matilda escolheu o uniforme há 3 anos atrás, alegando que “a gente tem coisas mais importantes para se preocupar” a garota comprou camisas brancas e calças pretas e é isso gente, nada mais de roupas diferentes pra trabalhar e horas economizadas! Importante, ela usa roupas diferentes para a vida pessoal.

A coisa pegou de uma tal maneira que o povo da firma dela fez o ‘Dress Like Matilda Day‘ literalmente “O dia de se vestir igual a Matilda”.

resize_then_crop_753_422

O que eu acho? Que ela foi pelo caminho mais fácil, não quis investir um tempo numa imersão de conhecimento pessoal para entender qual era seu estilo, com isso diminuiria as peças do guarda-roupa para algo com muito menos, mas coeso o suficiente para as peças se combinarem entre si (experiência que eu ainda estou passando e exercitando a cada dia, graças as meninas da Oficina de Estilo).

O fato é minha preocupação aqui: apesar de muitas pessoas terem ficado chocada com a atitude da Matilda acredito que poucas pessoas estão parando para pensar que estamos todos uniformizados de certa forma, não como a Matilda, mas nos preocupando em ficarmos iguais a todo mundo para sermos aceitos, como a Jojo colocou na reflexão sobre os festivais.

Claro que quando a Ana e a Erica colocam seu ponto contra a Matilda elas falam pontos super importantes (i) e a personalidade? (ii) como comunicar o que somos, afinal a roupa que vestimos comunica isso sim, ou seja, se aquilo não faz o menor sentido pra gente, por mais ‘universal’ que seja, a gente vai acabar se retraindo (frase excelente da Erica Minchin). E a Ana esta super comprovando isso, ela aceitou se uniformizar como a Matilda e não está 100% confortável, pois não é a Ana. Ela acaba dando a pitada de seu estilo no preto e branco!

Pra finalizar a reflexão gigante: pare para pensar se você não esta passando pelo stress que a Matilda passava, de sentir a pressão de ter que se encaixar, de não errar e acabou escolhendo se uniformar! Para mim foi isso que aconteceu com ela, ao invés de parar e fazer escolhas e se conhecer ela se uniformizou conscientemente para parar de se uniformizar inconscientemente! Ó!

E para mim é muito óbvio o quanto gastamos mais por nos preocupamos em comprarmos mais para simplesmente encaixar no estilo da sociedade e dos looks do dia mais populares que existem por aí!

E vc? Se uniformiza de que forma ou decidiu sair dessa?

matilda 2

Foto da Matilda comemorando 1 ano e meio de uniforme! É de 06 de maio de 2014

matilda 1

 

Foto recente da Matilda, de 08 de abril de 2015

Uma resposta

  1. Oi vivi, ótima reflexão. Acredito que a Marilda continua insegura atrás do seu combo preto e branco, mas agora não tem como voltar atrás hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest