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Pois é, afetam mais do que você possa imaginar.

Desde que comecei a repensar meu comportamento de compra passei a refletir mais sobre toda a cadeia por trás de tudo que faço.

Fiquei bastante impressionada com esse vídeo, que fez parte de um dos episódios do programa Além da Conta da Ingrid Guimarães da GNT.

Ele realmente deixa claro os efeitos colaterais do nosso comportamento de compras.

Sobre o vídeo

Quem deu a entrevista foi a autora do livro “Overdressed” Elizabeth L. Cline, que foi lançado em junho de 2012.

O livro mudou a forma como milhares de pessoas em todo o mundo pensam sobre suas roupas, ajudou a pôr em marcha uma revolução de práticas éticas e sustentáveis na indústria da moda mundial e estabeleceu a autora como uma pensadora importante nas questões de fast-fashion e a globalização da indústria de vestuário.

Em OVERDRESSED: O surpreendentemente elevado custo de fast-fashion.

Elizabeth se emprenhou para descobrir a verdadeira natureza do rolo compressor da moda mundial, o surgimento dos varejistas de fast-fashion e companhias de baixo custo e as raízes da nossa obsessão com ofertas e de rastreamento de modas e tendências.

Ela viajou para fábricas na China, seguiu a indústria da moda, perseguiu e rastreou os custos em Bangladesh, e analisou o impacto do drástico aumento das importações.

E ela ainda explorou como o fast-fashion prejudica a caridade, brechós e recicladores têxteis, onde acabam nossas massas de sobras de roupas.

Tudo em uma tentativa de responder:
– O que estamos fazendo com todas essas roupas que estamos comprando – 68 itens por ano?

-E mais importante, o que eles estão fazendo conosco e com a nossa sociedade?

Alguns comentários sobre o livro:

“Overdressed é a resposta do mundo da moda para o consumidor como o dilema do onívoro o de Michael Pollan…Cline escreve com o zelo de uma shopaholic reformada.”— Businessweek

“Elizabeth L. Cline vai para a jugular imediatamente nesta exploração do consumidor com caso amoroso com roupas baratas…” — Los Angeles Times

“Overdressed surgiu para t-shirts e leggings, assim como o Fast Food Nation pora hambúrgueres e batatas fritas.”— Katha Pollitt, The Nation

Se não for ler o livro leve em consideração o que Elizabeth falou no vídeo e quem sabe comece a pensar mais no quanto afetamos quando compramos demais e vivemos de menos! 😀 <3

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